Ter um ambiente saudável em muitos casos dependem de pequenos detalhes, como podemos notar na figura abaixo, são demonstrados sete erros mais comuns que podem causar danos a saúde do empregado.
A seguir algumas dicas para evitar estes problemas:
1. Mesa muito alta / cadeira muito baixa:
Os punhos devem estar em extensão para a digitação, para evitar dores e problemas
como tendinites.
2. Não encostar a coluna na cadeira: Encostar
a coluna no encosto da cadeira, com apoio em 90 graus, previne dores nas costas
e problemas posturais que prejudicam a qualidade de vida.
3. Ar-condicionado acima da mesa: O
posicionamento e a temperatura do ar-condicionado devem ser confortáveis para
evitar problemas respiratórios. A limpeza dos filtros também merece atenção.
4. Reflexo da luz da janela na tela do
computador: O ambiente deve estar iluminado e a luz natural é preferível a
artificial, mas é preciso tomar cuidado com reflexos na tela do computado, para
não cansar a visão.
5. Comida em cima da mesa: Evite fazer
refeições na mesa de trabalho, até porque a pausa é importante para o
bem-estar. Toda atividade repetitiva deve ter intervalos a cada hora.
6. Pouco espaço embaixo da mesa: É preciso
manter espalho livre para as pernas embaixo da mesa e manter a postura
adequada.
7. Pescoço inclinado para falar ao telefone:
Evite digitar enquanto fala ao telefone, para não ficar com o pescoço
inclinado. Segure o telefone com uma das mãos e tome nota dos recados à caneta.
Outra opção é o uso de fones de cabeça.