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quarta-feira, 4 de junho de 2014

Importância do Treinamento


Dar instruções adequadas aos trabalhadores constitui um instrumento fundamental para a gestão do fator humano. Os trabalhadores devem conhecer e serem capazes de compreender os riscos a que estão sujeitos nos locais de trabalho e saber o que fazer face a eles, face a situações de emergência e, até, face a terceiros.

Todas as informações que forem passadas
 é importante que reúnam características de novidade, mesmo aquelas que já são do conhecimento de todos.  
Adequar as informações com a realidade de cada empregado, para que o trabalho seja melhor desenvolvido.

Supõe, também, a aplicação de processos adequados de comunicação que tenham em conta a especificidade e a diversidade dos seus destinatários na empresa e os momentos de alteração das condições da prestação do trabalho. Importante identifica o tipo de informação de que os trabalhadores devem dispor de forma atualizada, a saber:


Os riscos para a segurança e saúde, bem como as medidas de proteção e de prevenção e a forma como se aplicam, relativos quer ao posto de trabalho ou função, quer, em geral, à empresa, estabelecimento ou serviço;

As medidas e as instruções a adotar em caso de perigo grave e iminente; 
As medidas de primeiros socorros, de combate a incêndios e de evacuação dos trabalhadores em caso de sinistro, bem como os trabalhadores ou serviços encarregados de as pôr em prática. 

Em termos amplos, pode falar-se da comunicação no trabalho na medida em que se pretendem atingir objetivos múltiplos, a saber:

Transmitir instruções úteis à execução de tarefas a todos os níveis hierárquicos; 
Facilitar o desenvolvimento das relações interpessoais (comunicação informal); 
Envolver quer o plano operacional quer o da motivação;
Não restringir a informação ao domínio do formal; 
Promover a participação das pessoas, estimulando o espírito de cooperação.


Finalmente, a qualidade pressuposta pelos mecanismos referidos, bem como a qualificação do trabalho de que o conhecimento sobre os riscos é parte integrante, pressupõe a aplicação de mecanismos de formação. Fundamental que a empresa tenha em consideração se os trabalhadores têm conhecimentos e a aptidões em matéria de segurança e saúde no trabalho que lhes permitam exercer com segurança as tarefas de que os incumbir, não apenas por um aspecto legal, mas por uma questão humana.

A formação é um processo estruturado de identificação de necessidades de melhoria do desempenho das tarefas e de transmissão de conhecimentos relativos às estratégias e metodologias de organização e ações preventivas. Tem como objetivos gerais desenvolver a consciência de segurança, capacitar os trabalhadores para a cooperação na segurança e saúde do trabalhador, promover as competências de identificar e caracterizar os riscos, bem como aprender a superá-los.

Por estas razões, o desenvolvimento da formação está na base do desenvolvimento de comportamento ativo em matéria de prevenção. Neste domínio, o empregador deve ter em conta os seguintes grupos de destinatários principais da ação formativa:

Dos trabalhadores em geral e muito particularmente, dos recém-admitidos e dos que mudam de funções, de posto de trabalho ou cujas tarefas são alvo de alteração em razão da introdução de uma nova tecnologia; 

Dos trabalhadores designados para as ações de emergência (primeiros socorros, combate a incêndios e evacuação de trabalhadores) e dos que possam ter acesso a zonas de risco grave e específico; 

De técnicos de segurança e higiene do trabalho e dos representantes dos trabalhadores para este domínio específico.


Texto adaptado por: José Luiz de Paiva
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