Este é um espaço importante sobre dicas para Saúde e Segurança no Trabalho e também em seus Lares. Com informações diretas e de forma simplificada para orientação na prevenção de acidentes.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Trabalhando no Limite

Em matéria publicada no site O GLOBO, de 08/04/2015, as 05:00 / Atualizada 08/04/2015 as 08:42. (leia depois a matéria completa no link no final deste texto).

“Em relato, soldado da UPP afirma acreditar que atirou no menino Eduardo no Alemão.”

Para quem não leu a respeito, em uma intervenção da policia carioca no morro do Alemão - RJ, um jovem foi atingido por uma bala (projetil de arma de fogo) e foi a óbito, até o momento não se sebe quem foi o autor do disparo que vitimou este jovem.
Situações como esta, infelizmente, são mais comuns do que gostaríamos que fossem. É uma tragédia sem dúvida.

Este blog não tem a intenção, muito menos o direto, de julgar os fatos deste acontecido, mas vamos fazer uma pequena analogia desta profissão e as situações que enfrentam no seu ambiente de trabalho.

Vamos lá, falar do que realmente este Blog traz como proposito, colocar em pauta a questão dos PMs como funcionários de uma empresa do Estado diante da Saúde e Segurança do Trabalho.
Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), define-se saúde como: "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de enfermidades".
O lado psicológico da saúde cresceu de importância na época agitada em que vivemos hoje. Ansiedade, pressa, incertezas, indignações diante de fatos da vida, principalmente da vida econômica, desgastes constante de energias mentais, etc.

Tudo isto leva o indivíduo ao cansaço e a sofrimentos psicossomáticos, não precisamos dizer que isto afeta diretamente seu desempenho profissional, isto em qualquer profissão,  provocando situações de perigo para eles e para terceiros.

Neste caso, a saúde deles passa a ser mais um valor para comunidade do que apenas para o profissional em questão. Esta é uma verdade que poucas param para pensar, para os cidadãos a saúde física e mental destes profissionais é importantíssima e interfere diretamente em cada um de nós.

Mais uma vez deixando claro que não estamos julgando o episódico em si, mas usando este acontecimento e focando no estresse que esta profissão provoca, assim como tantas outras profissões que exigem dos profissionais momentos de pressões intensas.

De acordo com a filial brasileira ISMA (International Stress Management Association), entidade norte-americana que estuda o estresse no mundo, dentre todas as profissões a policial é a mais estressante, em especial a de policial militar. Segundo o ISMA, o policial não consegue relaxar nem mesmo de folga ou em férias, pois teme represálias dos criminosos.

Fora os aspectos da saúde, também existem as condições de trabalho que afeta diretamente o seu desempenho.
A realidade vivida pelos trabalhadores da segurança pública com relação às condições de saúde e segurança do trabalho é uma questão importante a ser discutida.

As condições de trabalho envolvem um ambiente saudável, equipamentos adequados, treinamentos, acompanhamento, bem estar físico e mental, entre outra coisas. Nossa intenção não é uma matéria investigativa e sim uma observação superficial tentando tirar alguns pontos como exemplos.

Outras profissões também nos colocam em situações como estas, onde um profissional de segurança do trabalho precisa agir de forma mais efetiva observando estas características.

Quando um Técnico de Segurança do Trabalho coloca em discussão suas obrigações de acordo com as leis vigentes em comparação a aquilo que ele enfrenta no dia a dia, começa a perceber que há muito mais em questão. 

Cuidamos de vidas e por mais que se tente colocar registrado nos papeis nossas obrigações (leis), é precisa enxergar além. Buscar mecanismos que consigam amenizar as dificuldades enfrentadas, seja no pessoal ou profissional, é um desafio importante que deve ser enfrentado com muita seriedade.

O site PSICOLOGADO publicou uma matéria extensa sobre "Saúde Mental e o Policial Militar", quem tiver interesse em ler é só clicar ai no título.





Link mencionado no inicio do texto: AQUI


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário