Este é um espaço importante sobre dicas para Saúde e Segurança no Trabalho e também em seus Lares. Com informações diretas e de forma simplificada para orientação na prevenção de acidentes.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Poeira de Sílica Nos Materiais Usados na Construção Civil


No ambiente de trabalho da construção civil existem vários e minúsculos contaminantes que ficam suspensos no ar, embora nosso organismo ofereça defesas naturais, não são suficientes, principalmente quando levamos em consideração alguns setores dentro de um canteiro de obra, ou até mesmo no ambiente em que os empregados circulam. Os riscos são reais e muitas vezes acabam não sendo percebidos ou levados em consideração.
  A preocupação com a segurança e saúde do empregado é uma realidade e implica na busca de melhorias na qualidade de vida através de análises para implantação de medidas de proteção, como veremos a seguir.

  Neste trabalho será abordado a ação da poeira de sílica nos canteiros de obra da construção civil, reconhecimento, precauções e combate.

O objetivo deste trabalho, além de mostrar os aspectos legais na aplicação de programas de proteção, busca a visão participativa dos empregados na observação de leis vigentes, regulamentos internos e pequenas atitudes dentro do seu local de trabalho. Através da conscientização dos perigos, dos riscos e da necessidade de proteção, deixar claro que é possível alcançar uma vida melhor, mais saudável dentro e fora da empresa.
  É fundamental que o empregado conheça o material particulado, em especial a poeira de sílica nos canteiros de obras, suas fontes e seus efeitos poluentes com consequências graves ao organismo humano na emissão destes materiais.
  A conscientização deste impacto é fundamental para melhorias no campo de ação, através de legislações vigentes e limites de emissão, implantando medidas de controle e proteção para minimizar os impactos.

Segundo o manual da FUNDACENTO (Edição de 2007), sobre respiradores, um ar limpo é composto, normalmente por 21% de oxigênio, 78% de nitrogênio, e 1% de outros gases.
Os canteiros de obra são vistos como “indústrias”, tendo como diferença que após a conclusão de seus trabalhos as “indústrias” que deixa o local e não o produto.
Segundo Silva.V.G (2003), neste processo é gerada materiais particulados, incômodos causados sobre o meio ambiente com impactos sobre os empregados. A construção civil é a indústria que mais causa impacto.
Dentre as doenças respiratórias, destaca-se a silicose, espécie de pneumoconiose, que é considerada a mais antiga, mais grave e mais prevalente das doenças pulmonares relacionadas à inalação de poeiras minerais. 

Poluentes

Poeira



Ø Meio Ambiente de Trabalho
Ø Material Particulado
Ø Agravantes






Efeitos relacionados a poeira




Ø Efeito no Organismo
Ø Efeito Carcinogênico 






Risco de se Trabalhar com Sílica



Ø Mineral
Ø        Silicose 





Risco de se Trabalhar com Sílica




Uso mais frequente da sílica


Foram mencionadas diversas etapas como reconhecimento do risco, analise e medidas de proteção, com o objetivo de mostrar a natureza deste agente na situação comum em um canteiro de obra, os dispositivos legais que devem ser usados para precauções e a atuação direta do TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO para supervisão e aplicação de todos os meios legais e informais que colaborem para o objetivo a ser alcançado para saúde e bem estar dos empregados.
As medidas legais implantadas e fiscalizadas de forma contínua podem minimizar este impacto na saúde do trabalhador e devem ser implantadas.
A forma participativa com responsabilidade, tanto do empregador quando dos empregados na estruturação, conscientização, colaboração, treinamento e supervisão, foram destaques importante neste trabalho como sendo medidas indispensáveis.
E fundamental que em todos os canteiros de obra da construção civil, tenham um plano de ação muito bem elaborada, como foi descritas em cada etapa no item de  medidas de proteção, com prazos e metas definidas e pessoas responsáveis em cada etapa da sua implantação.

Não restaram dúvidas quanto à eficácia do Programa de Proteção Respiratória - PPR, sua implantação correta e supervisionada, principalmente na escolha e manutenção dos respiradores, são atitudes que certamente diminuirão o impacto na exposição deste agente.



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário